E se produzisses água com a tua bicicleta?

agu

“Fontus” é uma garrafa que recolhe a humidade do ar e a transforma em água potável. Protótipo tem custo de produção de cerca de 36 euros.

Imagina o seguinte cenário: tens uma garrafa de água vazia instalada na tua bicicleta e, ao fim de uma hora a pedalar, o recipiente já tem meio litro de água. Parece estranho? Mas é real. A ideia foi do estudante de design industrial Kristof Retezár, que baptizou a ideia de “Fontus”.

A garrafa que o austríaco produziu recolhe a humidade contida no ar, condensa-a e armazena-a como água potável. E tudo isto feito com energia solar. Com as condições climáticas ideais — cerca de 20 graus e 50% de humidade — é possível produzir até meio litro em uma hora, calculou.

O actual protótipo — que foi finalista dos prémio internacionais de design James Dyson Award em 2014 — tem um custo de produção de “40 dólares ou menos” (à volta de 36 euros), diz o Huffington Post. A “Fontus” não foi pensada para ser utilizada em áreas urbanas, onde os níveis de poluição do ar prejudicariam a qualidade da água, mas antes para áreas verdes.

De acordo com estatísticas da ONU citadas pelo criador na página do “Fontus”, há mais de dois biliões de pessoas a viver com escassez de água no mundo e, em 2030, 47% da população mundial vai viver em zonas com baixos níveis de água. A recolha de água a partir do ar é praticada na Ásia e América Central há dois mil anos, mas no resto do mundo essa é ainda uma prática ignorada. Algo que Kristof Retezár espera ajudar a mudar com esta invenção: “O meu objectivo foi criar um pequeno, compacto e auto-suficiente dispositivo capaz de absorver a humidade do ar, as moléculas de água separadas de moléculas de ar, e armazenar água em forma líquida numa garrafa.”

Fonte: http://p3.publico.pt/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>